Leitura e Produção de texto
São técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planas flexíveis adaptadas as diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão.
Pesquisas realizadas identificaram estratégias de leitura no processo de compreensão, a saber:
- Predicação, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resuma e questionamento, pesquisas indicam também que a compreensão global da leitura é melhor quando alunos aprendem a elaborar questões sobre o texto.
Estratégia de leitura:
As estratégias de leitura dizem respeito as formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto, assim os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimento da mesma forma.
Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acha cansativo, monótono e difícil, isso ocorre porque na maioria das vezes o individuo não encontra um meio estratégico para promover a leitura de maneira pratica.
Alguns exemplos que podem despertar o interesse e incentivar a leitura.
- Leitura em voz alta;
- Exposição de pensamentos;
- Identificar os fatores chave;
- Representação visual dos acontecimentos.
Para se construir sentido no texto o leitor se vale de estratégias: seleção, antecipação, interferência e verificação.
Leitura e produção de sentido:
Leitura é a atividade de produção de sentido. O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem.
Para dar sentido ao que lê o leitor precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si.