Relatorio sobre Identificação de Substâncias
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA
RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL
QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA
PRÁTICA: Experimento 3 – Identificação de Substâncias
DATA DE REALIZAÇÃO DA PRÁTICA: 09/04/14
DATA DE ENTREGA DO RELATÓRIO: 28/04/14
1. OBJETIVOS
Tem-se como objetivos da pratica, a apresentação dos conceitos de identificação de substancias e aos métodos de identificação e verificação. Levando-se em conta caracteristicas físicas e químicas dos matérias. Tendo em mente a necessidade de métodos diferentes para adequar-se a peculiaridade das substancias.
São expostos métodos de identificação de densidade de sólidos. Expondo suas precisões e discutindo-se suas respectivas eficácias
Também é mostrado experimentos para a verificação da presença de um certo metal em uma substancia, e da verificação das qualidades eletromagnéticas de ligas metálicas.
Além dessas, ainda é feita uma análise de substancias oleosas para a determinação de viscosidade.
Através dessas informações obtidas, espera-se expandir o conhecimento das propriedades físico-químicas das substancias estudadas, bem como métodos de identificação.
2. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Procedimento 1
Neste experimento, usou-se uma balança de precisão e um erlenmeyer para obtenção dos dados necessarios para o calculo da densidade de uma certa quantidade de metal.
Ao inciar-se o experimento, pesa-se o erlenmeyer vazio (m1) e em sequencia cheio com água destilada (m2), salientando que o erlenmeyer deve-se ser preenchido completamente de forma a evitar a formação de bolhas de ar que distorceriam os valores medidos. Partindo-se do fato de que a densidade da água é 1g/cm³ , o volume do erlenmeyer pode ser calculado pela diferença das massas m1 e m2, logo VE = m2 – m1.
Em seguida, faz-se a medição da massa de certa quantidade de metal (m3) que será colocada no erlenmeyer que, por sua vez, será pesado novamente(m4),