asdasd
Professor: Pedro Viana
Coeficiente de viscosidade de um líquido
Fábio Mateus nº6
Índice
Objetivo
Nesta atividade exprimental pretende-se fazer um projecto para o estudo do coeficiente de viscosidade de um líquido, neste caso da glicerina, que consiste em mergulhar três esferas de diâmetros diferentes dentro da glicerina colocada numa proveta e identificar o local em que a velocidade das esferas estabiliza (velocidade terminal). Depois de marcá-lo, fazemos outra marca um pouco mais abaixo e medimos a distância entre as marcas, já que a velocidade terminal já tinha sido atingida podemos cronometrar o tempo que a esfera demorou a passar pelas marcas e calcular assim a velocidade terminal, para depois calcular o coeficiente de viscosidade da glicerina.
Introdução teórica
Sabemos que quando um corpo se encontra em movimento num fluído, este exerce no corpo uma força de resistência ao movimento. Esta força depende: das propriedades do fluido; da forma e dimensões e da velocidade do corpo.
Verifica-se que a força de resistência em fluidos aumenta quando a velocidade do corpo aumenta, relacionando-se com a viscosidade da seguinte forma:
K – é uma constante que depende da forma e do fluido e das dimensões do corpo. - é o coeficiente de viscosidade do fluido.
Fazendo o balanço das forças que actuam na esfera metálica quando ela atinge a velocidade terminal chegamos à expressão:
Esta expressão pode ser utilizada para medir o coeficiente de viscosidade de um líquido, medindo previamente o módulo da velocidade terminal e conhecendo as massas volúmicas da esfera, do líquido bem como o raio da esfera.
Material e procedimento
Material
Proveta
Glicerina
Três esferas de diâmetros diferentes
Cronómetro
Balança
Régua
Íman
Procedimento
Medir o diametro das esferas e calcular os seus volumes;
Medir a massa das esferas e calcular as densidades;