Asdasd
[pic]o julgamento segundo o qual o dinheiro e o tempo são produtos do lucro capitalista.
[pic]a estratégia capitalista de aumentar a produção e diminuir o tempo gasto para isso.
[pic]o sentimento popular de que o tempo é extremamente valioso, assim como o dinheiro.
[pic]o sonho dos trabalhadores de ter uma poupança que lhes renda bastante, conforme o tempo passe.
2.A partir da Revolução Industrial, cada vez mais o processo de acumulação de capital se internacionaliza. Esse processo tem se caracterizado, ao longo do século XX, por:
[pic]Alianças econômicas bem-sucedidas entre países de pequena dimensão territorial para proteger-se do comércio com os países capitalistas desenvolvidos.
[pic]Solidariedade entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, cabendo aos primeiros suprir os demais em matérias-primas raras e programas de educação e saúde das populações pobres.
[pic]Dependência vital dos países desenvolvidos em relação aos países subdesenvolvidos, cujas matérias-primas são a única sustentação da industrialização dos primeiros.
[pic]Aprofundamento da divisão do trabalho entre países e no interior dos próprios países dependentes, com o crescimento da industrialização associado a grande endividamento externo.
[pic]Democratização dos mecanismos de troca internacional, premida pela elevação constante dos preços das matérias-primas em níveis superiores aos dos produtos industrializados.
3O capitalismo já passou por várias crises. Mas a mais importante delas foi a que ocorreu:
[pic]em 1998/99
[pic]nos anos de 1930
[pic]por volta de 1993/94
[pic]no início da década de 1970
[pic]em 2002.
4.O capitalismo industrial é um sistema de organização econômica e social adotado por muitos países a partir de meados do