Relatorio quimica organica
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA I
PRODUTO DE SOLUBILIDADE - PRECIPITAÇÃO
EDIVAN TAVARES PEREIRA
MARIA ISABEL DE SOUZA
SALVADOR 2012
APRESENTAÇÃO
Relatório de aula prática ministrado pela professora Hilma Fonseca referente à matéria Química Analítica. Este referido relatório se baseia na aula prática 2 sobre Separação e identificação de cátion: Ag+, Hg²+ e Pb²+.
INTRODUÇÃO
A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de análises químicas que nos permitem determinar a composição da substância ou da mistura. Pode ser dividida em quantitativa e qualitativa.
A química qualitativa identifica os elementos ou íons de uma substância. A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material é analisado no estado sólido. A segunda maneira é por via úmida, onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e ânions), são melhor quando realizado em via úmida. Na análise de substâncias inorgânicas quase sempre se utiliza soluções aquosas de sais, ácidos e bases. Esses eletrólitos, que são soluções que permitem a passagem da corrente elétrica devido à presença de íons livres na mesma, ao se ionizarem deixando livres na solução permitem a identificação dos mesmos.
Para análises qualitativas os cátions podem ser classificados em 5 grupos, que levam em consideração o modo como estes reagem com alguns reagentes, principalmente pela formação ou não de precipitados. O grupo da prata constituído pelos cátions: Ag+, Hg2²+ e Pb²+ é conhecido como grupo de cloreto insolúvel e tem como reativo o ácido clorídrico diluído.
Os cátions do grupo prata (prata, chumbo, mercúrio), ou do grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a