Estatística
A estatística é um ramo da matemática que visa à abordagem de dados, a forma com que eles são expostos e interpretados. Na maioria das vezes esses são expressados em forma de gráficos de fácil compreensão, desta forma o trabalho com as informações se torna mais fácil e mais rentável.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o principal órgão presente em nosso país quanto a pesquisas e estatísticas. Para ter noção de como é feito este trabalho, é necessário conhecer alguns fundamentos e conceitos matemáticos utilizados para a realização de tais procedimentos.
Gráfico
Os Gráficos são a tentativa de expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a compreensão dos mesmos. Existem vários tipos de gráficos e os mais utilizados são os de colunas, os de linhas e os circulares. Os principais elementos presentes nele são: números, título, fonte, nota e chamada.
Tipos de Gráficos
Gráfico de Barras
Um gráfico de barras ilustra comparações entre itens individuais. As categorias são organizadas na vertical e os valores na horizontal para enfocar valores de comparação e dar menos ênfase ao tempo.
EXEMPLO:
Gráficos de barras empilhadas mostram a relação de itens individuais com o todo.
EXEMPLO:
Gráfico de Coluna
Um gráfico de colunas mostra as alterações dos dados ao longo de um período ou ilustra comparações entre os itens. As categorias são organizadas na horizontal e os valores na vertical, para enfatizar as variações ao longo do tempo. As colunas devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante
EXEMPLO:
O gráfico de colunas em perspectiva 3D compara pontos de dados ao longo dos dois eixos. Nesse gráfico 3D, pode-se comparar o desempenho das vendas de quatro trimestres na Europa com o desempenho de outras duas divisões.
EXEMPLO:
Gráfico de Setor.
Os gráficos de setor ou gráficos de pizza são representados por círculos divididos