Leitura e produção de texto
Concepção de leitura:
Concepção da leitura é entendida como um processo de decifração da escrita, identificar sinais gráficos, sons e sentidos.
Martins (1982, p.9) a define como um gesto mecânico de decifrar sinais.
A leitura é um fator importantíssimo na construção do conhecimento, pois exige a descoberta e recriação. Assim, vê-se a importância da leitura como um processo contínuo, que precisa ser praticado para ser aprendido. Ler é compreender, é um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender. Pois, se um aluno a ler compreensivamente e a aprender a partir da leitura, ele estará aprendendo, de forma autônoma.
Entende-se também como processo de compreensão, adotando aspectos cognitivos pelos quais extraímos o sentido do texto. Ler é interpretar com os próprios olhos.
BOFF (1997, p.9) “Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é coautor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.¨
A leitura tem como finalidade aproximar as pessoas dos livros, oferecendo-lhes recursos para que possam interpretar e compreender os textos lidos; ampliar a capacidade expressiva através de atividades literárias e artísticas em que possam manifestar sentimentos e opiniões e desenvolver a capacidade crítica,