O bicho da goiaba
Algumas Influências socioculturais na elaboração de explicações biológicas
Claúdia Baumgarten,
Dayse Lara de Oliveira
Maria Isabel Dalla Zen
1. Pra começo de conversa... Como se desvenda a realidade dos sujeitos? Como se trabalha em função de desvelar os conhecimentos adquiridos pelas crianças através das experiências do cotidiano? Como sistematizar essas aquisições?
Para se responder estas questões é preciso partir do pressuposto de que se ensina para quem já sabe. É necessário estudos que verifiquem como cada aluno compreende o mundo, quais os esquemas utilizados na sua compreensão, quais são suas concepções prévias.
Esta concepção surge de uma perspectiva que começa a valorizar o aluno como sujeito interpretativo, que compreende o saber a partir de seus sistemas de valores.
Este trabalho busca investigar a elaboração de conceitos científicos relativo à produção de seres vivos, através dos resultados obtidos de uma pesquisa com um grupo de crianças, estudantes da rede publica estadual e municipal de Porto Alegre (RS) confrontado com os resultados obtidos anteriormente com crianças pertencentes a escolas particulares de Porto Alegre.
2. E a metodologia?
A metodologia usada na pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, com uma preocupação em elucidar a maneira como os entrevistados pensam em relação às questões focalizadas. Para isto foram feitas pesquisas com 61 crianças com média de idade de 09 á 10 anos, sendo 30 de escolas públicas e 31 de escolas particulares, as entrevistas eram semi-estruturadas, que partiam de um problema previamente elaborado, onde novas questões eram feitas de acordo com as respostas dadas pelos entrevistados e depois que haviam se esgotadas todas as explicações para a primeira.
Para conhecer as concepções espontâneas das crianças, as entrevistas partiam de três situações-problemas. 1) Em um apartamento de 5º andar, havia uma lagarta comendo uma samambaia. Como ela