Leitura e Produção de texto
Resumo
O artigo propõe expor idéias, para aprimorar as aulas de história com uso de histórias em quadrinhos. Desenvolvendo estratégias didáticas e incentivar o aluno e desenvolver idéias históricas. Assim colabora ao entendimento do aluno historicamente do passado, expectativas do futuro e do presente, também ajuda para formação de respeito a culturas e estruturas, deixando claro que o anacronismo causado ao leitor devido as histórias em quadrinhos, não podem ser encarados como verdades para o aluno.
Introdução
Os professores não devem se prender ou ficar estagnado em apenas um método de ensino tem que sempre procurar novas técnicas didáticas. Nesse artigo será tratada a inclusão da historias em quadrinhos as aulas de historias, com objetivo de aprimorar as aulas.
Desenvolvimento
O uso da história em quadrinhos com temas históricos na aula de história. Há escolha dos quadrinhos foi feita pelo fato de ser uma linguagem que permite compreender a relação passado/presente. Podendo dizer que são narrativas históricas gráficas.
Existem dois princípios muito importantes para que criem metodologias de trabalhos com histórias em quadrinhos , o primeiro é: desempenhar estratégia didáticas à outra o incentivo ao aluno a desenvolver idéias históricas através delas.
Contribui para investigação de diversos temas históricos, vestígios que leva ao entendimento historicamente do passado, expectativas do futuro, do presente e formação de respeito às diferentes culturas e estruturas de sentimentos que compõem a cultura dos jovens não só no Brasil, mas mundialmente.
A historia em quadrinhos pode servir como representação de cenários, paisagens e vestimestos, partindo do período em que está sendo estudado.
Podem causar descontextualização no processo histórico, o que não devem ser visto como erro, pois permite uma recontextualização estética da narrativa gráfica para que se atribua estranhamento