Como o computador pode ajudar na alfabetização
Ana Teberosky - O micro permite aprendizados interessantes. No teclado, por exemplo, estão todas as letras e símbolos que a língua oferece. Quando se ensina letra por letra, a criança acha que o alfabeto é infinito, porque aprende uma de cada vez. Com o teclado, ela tem noção de que as letras são poucas e finitas. Nas teclas elas são maiúsculas e, no monitor, minúsculas, o que obriga a realização de uma correspondência. Além disso, quando está no computador o estudante escreve com as duas mãos. Os recursos tecnológicos, no entanto, não substituem o texto manuscrito durante o processo de alfabetização, mas com certeza o complementam. Aqueles que acessam a internet lêem instruções ou notícias, escrevem e-mails e usam os mecanismos de busca. Ainda não sabemos quais serão as conseqüências cognitivas do uso do computador, mas com certeza ele exige muito da escrita e da leitura.
Sugestões….
*ABC do Sebran
No ABC do Sebran, você encontra figuras coloridas, música agradável e jogos educativos que ensinam as crianças a ler e escrever. O programa é executado em diferentes idiomas, incluindo Português, Inglês, Francês, Espanhol e Alemão. Existem doze tipos de exercícios diferentes, dos quais os seis mais simples oferecem quatro alternativas possíveis para resposta. Disponível em: http://www.wartoft.nu/software/sebran/
*Alfacel
O Alfacel é um projeto de ALFabetização ACELerada apoiado em informática e multimídia. Objetivo: Alfabetizar utilizando os recursos de multimídia de um microcomputador. Não foi concebido para ser um produto acabado e pronto, mas a intenção de seu desenvolvedor é que ele seja matéria-prima para trabalhos de alfabetização. Filosofia: O Alfacel é um projeto de código aberto (gratuito) para livre utilização e/ou modificação. Qualquer um pode utilizá-lo gratuitamente: dispensa autorização, pagamento, cadastro, etc.
Disponível em: http://www.alfacel.clakioshiro.com/downs/ALFACELv1_3.exe
*SmartKids
O