leitura e produção de texto
EAD POLO POA
MARION FREITAS BRILHANTE- 422269
MARIA DE LOURDES SALVADOR NUNES- 434354
IARA DUTRA PIRES- 438996
Titulo da atividade:
Leitura e produção de texto
Professor: Luiz Roberto Wagner
PORTO ALEGRE
12 de junho de 2013
Introdução
A atividade pratica supervisionada foi realizada com objetivo de desenvolver o acadêmico através de pratica de leitura e de escrita. Com o desejo proposto pela coordenação pedagógica foram realizadas diversas pesquisa: concepção e estratégia de leitura, leitura e produção de sentidos, gêneros textuais, tipo de textos, coerência textual e elementos coesivos, alem de uma consulta na ortografia.
Concepção de leitura, estratégias de leitura e leitura e produção de sentidos
A leitura tem importância fundamental na construção do ser humano, por isso há a necessidade de se cultivar o habito de ler (para compreender bem a concepção de leitura), e a escola tem papel fundamental na formação de bons leitores. Por tanto devemos entender que as concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito (foco no autor), de língua (foco no texto), de texto e de sentido (foco na interação autor-texto-leitor) que se adote.
A primeira concepção de leitura foco no autor é aquela em que o texto é resultado de sua representação mental e ao leitor cabe captar os sentidos, ou seja, as ideias que o autor pretende informar, isto é, o leitor tem função passiva porque o sentido do texto esta centrado no autor. Já a segunda concepção de leitura, aquela com foco no texto, leva em conta a estrutura da língua como sistema, códigos. O texto é visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor. Os conhecimentos do leitor não é levado em conta. A terceira e ultima concepção de leitura é a interação entre autor-texto-leitor, em que, diferentemente das concepções anteriores, há uma atividade interativa, dialógica, onde a produção de