enfermagem cuidados
10.1 Introdução A temperatura corporal é proveniente do calor produzido pela atividade metabólica. Vários processos físicos e químicos promovem a produção ou perda de calor, mantendo o nosso organismo com temperatura mais ou menos constante, independente das variações do meio externo. O equilíbrio entre a produção e a perda de calor é controlado pelo hipotálamo: quando há necessidade de perda de calor, impulsos nervosos provocam vasodilatação periférica com aumento do fluxo sanguineo na superfície corporal e estimulação das glândulas sudoriporas, promovendo a saída de calor. Quando há necessidade de retenção de calor, estímulos nervosos provocam vasoconstrição periférica com diminuição do sangue circulante local e, portanto, menor quantidade de calor é transportada e perdida na superfície corpórea.
10.2 Alterações fisiológicas da temperatura
A temperatura corporal está diretamente relacionada com a atividade metabólica, ou seja, a energia liberada pelas reações químicas que ocorrem nas células. De uma maneira geral, fatores que reduzem ou aumentam a taxa metabólica levam respectivamente a uma diminuição ou aumento da temperatura corporal:
- sono e repouso: Nestas condições metabolismo é menor e também a temperatura corporal;
- idade: a taxa metabólica do recém-nascido é bem mais elevada do que das pessoas de idade mais avançada;
- exercícios físicos: o trabalho muscular eleva a temperatura;
- emoções: o estrese aumenta a atividade metabólica, e consequentemente, a temperatura;
- fator hormonal: o ciclo menstrual , na fase de ovulação, eleva a temperatura;
- em jovens, observam-se níveis aumentados de hormônios de crescimento que provocam aumento da taxa metabólica;
- desnutrição: indivíduos desnutridos geralmente apresentam temperaturas mais baixa, devida à falta de nutrientes para o metabolismo celular.
Outro fator que infui na manutenção da temperatura corporal está