agronomo
Com esta pesquisa iremos ver um pouco mais sobre os roedores, qual sua principal alimentação, quais os prejuízos que podem trazer os homens em fazendas, quais as doenças podem trazer para os animais e para os homens e os prejuízos para propriedade. E descobriremos meios de combater essa praga se causar prejuízo para os animais da fazenda e para a plantação.
O que são roedores?
Roedores são animais pertencentes à classe dos mamíferos que possuem como hábito roer alimento, que em geral, são vegetais. A maioria dos roedores é de porte pequeno (esquilos, ratos, etc.). São caracterizados pelos dentes, que são adaptados para que possam roer objetos mais duros. Suas garras são adaptadas para subir em locais mais altos e cavar. São considerados daninhos, pois transmitem doenças ao homem e são portadores de diversos parasitas transmissores de muitas moléstias. O roedor participa da cadeia epidemiológica de pelo menos trinta doenças transmitidas ao homem.
Problemas causados por roedores em campos rurais
Roedores só aparecem quando damos condições para que se sustentem. A presença do roedor em áreas urbanas e rurais gera agravos econômicos e sanitários. Além de roerem os sacos com grãos, depositam fezes, urina e pelos nos grãos e em outros produtos, tornando-os inúteis. Destroem as plantações de milho, cana-de-açúcar, arroz e trigo. Causam danos no armazenamento de ração e insumos, nas instalações e equipamentos com roeduras, podendo causar curtos-circuitos.
Também são transmissores potenciais de várias doenças aos animais e ao homem, como: salmoneloses, leptospirose, hantavirose, peste bubônica, febre aftosa, doença de newcastle, triquinose, etc.
As principais raças são:
Ciclo de vida dos ratos
Pode variar conforme espécie. Atingem a maturidade sexual aos 3 meses e, geralmente, logo após o desmame, que ocorre aos 21 dias, já nasce outra ninhada.
Número de