Agronomo
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARINGA
CURSO DE AGRONOMIA
PECUÁRIA EMPRESARIAL NA REGIÃO DE MARABÁ
DOCENTE: FERNANDO MICHELOTTI
DISCENTES: GABRIEL MACHADO
JHONATA FERREIRA
ROBERTO RIBEIRO
MARABÁ/PA
OUTUBRO DE 2013
1 INTRODUÇÃO
A cadeia da pecuária de corte é uma das mais importantes do agronegócio brasileiro. Atualmente, o País detém o maior rebanho comercial do mundo que, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (BASA, 2007 Apud FAO, 2006 ) são da ordem de 192 milhões de cabeças.
O agronegócio é um dos setores que mais têm contribuído para o crescimento econômico do Brasil nos últimos anos. A pecuária bovina em particular, tem tido um papel de destaque nesse cenário. O Brasil tornou-se em 2003 o maior exportador de carne bovina do mundo. Porém, grande parte do crescimento da pecuária tem ocorrido na Amazônia, o que contribuiu para o aumento nas taxas de desmatamento, usado para limpar novas áreas para o plantio de pastos (IMAZON, 2011)
Na região de Marabá não é diferente, a pecuária empresarial ocupa em extensão milhares de hectares causando grande impacto ao meio ambiente e o principal afeta pequeno e médios produtores rurais.
Os agricultores familiares que vivem diretamente da terra ficam refém desses grandes latifundiários, pois os mesmos causam muitos problemas sociais, de origem da terra. Do ponto de vista social, ela é a atividade agropecuária que menos gera empregos por área ocupada: uma média de 1 emprego a cada 500 hectares (Visão Brasil, 2010).
Através dos dados de pesquisa e da realidade vivenciada durante a viagem, vem à reflexão e o questionamento a Amazônia é o local ideal para pecuária?
2 PECUÁRIA AMAZÔNICA
A pecuária, cuja expansão é contínua e crescente desde a década de 1970, é a principal responsável pelos desmatamentos na Amazônia. Levantamento do Greenpeace com