Leitura e os sentidos do texto
Curso: Pedagogia
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Tutor presencial: Maria Rita Ribeiro Guedes Frazão
Tutor a distância: Vanessa Isabel Franceschini
Nome(s):
Leitura e os Sentidos do Texto
Valparaiso/GO
2011
Leitura e os Sentidos do Texto Concepções de leitura A leitura é um fator importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como um processo passivo. Longe disso, pois exige a descoberta e recriação, pois o leitor além de partilhar e recriar referenciais de mundo transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica. (VALENTINI, 1999, p. 63).
Vários autores definem duas posições opostas na leitura, que correspondem aos dois tipos básicos de processamento de informação: a hipótese top-down, ou descendente, e a hipótese bottom-up, ou ascendente (Kato 1985; Carrell, Devine & Eskey, 1989; leffa 1996; Grabe & Stoller 2002).
A primeira dá maior importância ao leitor e a segunda ao texto. A primeira veria o leitor como a fonte única do sentido, de forma que o texto serviria apenas como confirmador de hipóteses; a segunda enfatizaria o texto e os dados nele contidos como ponto de partida para a compreensão e provém de uma visão estruturalista e mecanicista da linguagem, segundo a qual o sentido estaria ligado às palavras e às frases, estando desse modo, na dependência direta da forma.
Estratégias de leituras
Estratégias de leitura são ações mentais que potencializam a compreensão dos textos escritos. O leitor competente as utiliza recorrentemente, embora, às vezes, de maneira intuitiva e inconsciente. De maneira simples, estratégias de leitura são reflexões acerca da leitura que se realiza. Quando o professor motiva seus alunos a lerem e, além disso, apresenta e exercita algumas estratégias de leituras em sala de aula, a compreensão dos textos por parte