Leitura e os sentidos do texto
Curso: Pedagogia - 1º Semestre
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Tutor: Dr. Luiz Roberto Wagner
Atividade: Leitura e os Sentidos do Texto
Acadêmicas:
Cristalina, 11 de junho de 2012
Ler é um ato de extrema necessidade para ajudar a integrar-se com as precisões do cotidiano. O ato de ler torna um meio de comunicação para todos. Como por exemplo, uma bula de remédio, um manual de instruções um livro de receitas enfim, onde quer que seja a leitura se faz necessária.
O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto.
Mas para que haja influência mútua entre texto e leitor é preciso intuição, estratégiase avaliação de sentido, ao transcorrer da leitura. Bem como analisar o tipo de gênero do conteúdo. E são estes pontos específicos que discutiremos a seguir.
A Leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita, onde se adquire conhecimentos.
A concepção de leitura é uma atividade de produção de sentido onde a leitura é vista de diferentes modos, decorrente da concepção de sujeito, de língua, e texto e de sentido. existem três concepções de leitura, tomando como base o foco no autor, (o foco da leitura está voltado para o autor, o leitor desempenha o papel de captar as ideias do texto) outra concepção é o foco no texto (define leitura como um processo de decodificação das unidades linguísticas, ou seja, o texto é o espaço exclusivo da produção de sentidos, onde novamente o leitor é desconsiderado) e a ultima é a interação autor-texto-leitor (nessa perspectiva a leitura é vista como atividade complexa na produção de sentido que é construído na interação).
Além das concepções de leitura também temos as estratégias de leitura