Arte e educação
A Arte um importante trabalho educativo, que procura através das tendências individuais, formar o gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo.
O objetivo da Arte na Educação não é formar artistas, mas sim indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania, desenvolvendo suas capacidades de reflexão e crítica; Na nossa existência, um dos maiores presentes é a nossa própria capacidade de pensar, de elaborar ideias, estimular sempre a criação, invenção, produção, reconstrução e reinvenção, desenvolvendo a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual.
É uma forma de expressão que desempenha um papel inegável nas nossas capacidades de desenvolvimento, aprendizagem e crescimento. A capacidade psíquica tem grande influência na aprendizagem, no processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho.
Segundo o AULETE (dicionário digital), e a capacidade e aptidão do ser humano de aplicar conhecimentos e habilidade na execução de uma ideia, de um pensamento. É também uma atividade criadora do espírito humano, que busca representar as experiências coletivas ou individuais através de uma impressão estética, sensorial, emocional, cognitiva, sociais, éticas e estéticas. Bom, então a uma íntima relação entre arte e arteiro.
Isso me leva a dizer que todo o artista é arteiro, pois como seriam as músicas, pinturas, danças, literatura, sem a ousadia, a traquinagem.
A arte é um fenômeno eminentemente humano e através dela damos sentidos e significados ao mundo que nos rodeia, sem a arte seria estranho e sem sentido.
Por meio da arte, de suas dimensões simbólicas, ganham poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia,