leitura e linguagem de testo
A leitura é o principal caminha para a descoberta de novos conhecimentos, mas para que isso aconteça de maneira efetiva, é preciso estabelecer relações entre suas próprias experiências e a tentar resolver os problemas que se apresentam. Aí então estamos avançando com a leitura e basicamente nos habilitando a ler tudo e qualquer coisa.
Muitas vezes a leitura não ocorre somente em textos escritos, há situações em que esse processo ocorre na forma de linguagem não verbal, pois existem fortes ligações entre imagem e escrita.
Para que o ato de ler se torne um habito, é preciso trabalhar algumas estratégias para torná-la mais compreensível. As estratégias de leitura são ferramentas indispensáveis no cotidiano, já que somos leitores em tempo integral pios somos rodeados por imagens, letreiros, placas de trânsito entre outros. A seleção, antecipação, inferência e a verificação são estratégias que ocorrem de maneira espontâneas sem que sejam percebidas.
A leitura é processo que se movimenta entre o que se reconhece no texto, e o que se retira dele, revelando assim estratégias dinâmicas de produção de sentidos que se possibilitam às várias condições de interação entre o sujeito e a linguagem.
O sujeito faz uma leitura textual com toda sua bagagem sociocultural, e seu conhecimento prévio do assunto, o leitor constitui-se, identifica-se e se projeta no texto, aproximando-se da ideia que o texto sugere, podendo haver uma diversidade de leitura e de sentidos. Muitas vezes o sentido não está nem no leitor nem no texto e sim na interação dos mesmo
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
CURSO DE PEDAGOGIA