Agustina Bessa Luis
1. Autor
Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa Luís
2. Título
A Sibila “Romance”
3. Resumo
Este romance narra a historia de três gerações de uma família, cuja a figura principal é Quina esta é caracterizada por sibila, ou seja, alguém dotada de poderes em relação á previsão do futuro e obtenção de favores divinos.
Ao longo dos dezanove capítulos e narrado o acontecimento da família e da sua propriedade a casa de Vessada. Também é destacado o comportamento das mulheres pois Quina quando era jovem era pobre mas depois de pegar nos negócios da família enriqueceu e reconstruiu a casa de Vessada.
Quina morreu doente mas orgulhosa da casa que salvara da falência e da fortuna que amealhara
4. Tipo de narrador
Na minha opinião o narrador é onisciente pois este fala na 3ª pessoa.
5. Tempo
Neste testo não esta escrita nenhuma expressão que classifique o tempo da historia mas pela leitura da mesma podemos concluir que se passa em me dados do seculo XIX e XX.
6. Espaço
Neste testo está presente muitos espaços mas onde se desenrolou mais a história proximidades de Amarante (Terra onde a autora Nasceu).
7. Personagens e a sua caracterização
As personagens são Joaquina Augusta (Quina) tem como caracterização física não era bonita, pequena como o pai, na caracterização psicológica era uma sibila, ou seja, pessoa dotada de poderes especiais em relação á previsão do futuro, Francisco era pouco trabalhador e dotado de grande poder de atracão com as mulheres, Maria era trabalhadora, esposa dedicada, Germa desde pequena se identifica com quina, Custódio era um menino mimado bonito e pouco inteligente, Narcisa mulher inculta e com fata de higiene, João, Balbina era mentirosa, Estina mulher rica educada, Adriana era linda e por fim Elisa Aida pessoa com orgulho em si própria e rica.
8. Linguagem e estilo
O tipo de linguagem utilizada é complexa, antígua, elaborada pois não se encontra ao alcance de todos os leitores.
9. Sentiste