Eu não sei
Escrito pela equipe do mundialmente conhecido Parkland Hospital, esta referência contempla tudo o que o profissional precisa saber sobre a prática da obstetrícia, com uma linguagem didática e consistente.
Por sua profundidade, orientação científica e aplicabilidade prática à beira do leito, Obstetrícia de Williams é considerado o principal livro-texto da área: entre suas principais características, destaca-se a ênfase na medicina baseada em evidências, sustentada por imagens de ultrassom de última geração e ilustrações originais
PREFÁCIO
Filosofia Tradicional dos Cabindas é um estudo muito completo do que se convencionou chamar a literatura oral do povo em epígrafe, ofertado pelo Padre José Martins Vaz ao leitor interessado.
Compreende ele a interpretação de uma grande série de testos de potes, seguida de colecções de provérbios, adivinhas e fábulas.
Foi em 1946, que ouvimos falar, pela vez primeira, nos testos de potes dos Cabindas. O colega, que deles nos falou, deu nos então uma explicação resumida do significado dos mesmos.
No ano seguinte vimos nas bagagens de outro missionário um certo número desses objectos.
Agora, de passagem por Lisboa, tivemos o prazer de ler o presente estudo sobre o mesmo. tema, que julgamos ser o primeiro a publicar-se.
O que caracteriza essencialmente os testos não é o facto de serem esculpidos e terem um certo valor artístico, mas sim a particularidade de, por meio deles, se transmitirem mensagens, se assim podemos dizer. São como que «cartas» dirigidas a alguém, segundo a expressão do autor da obra.
Sabíamos que em varias partes da África existe a transmissão de mensagens curtas e estereotipadas por meio de som - conforme a oscilação e a sequência desses sinais auditivos - tirados do tambor ou do batuque.
No caso presente, não se trata de sinais emitidos por membranas. Estamos em presença de sinais visuais, expressos, através de figuras gravadas em madeira, que querem dizer alguma coisa: