resuminho livro filosofando cap:2

837 palavras 4 páginas
Escola:

TRABALHO

DE

FILOSOFIA

Aluno:
Serie : cidade 2014
Trabalho de filosofia
Resumo do capítulo 2 do livro: Filosofando
Data de entrega 00/00/00

A consciência mítica

Esta tela do pintor Flamengo Peter Paul Rubens faz menção a Icaro, personagem mítico. Segundo uma das versões do mito grego, Dédalo e seu filho Icaro estavam presos no labirinto de Creta, como castigo por ter ajudado teseu a encontrar o Minotauro e mata-lo. Assim relata Pierre Grimal:``Dédalo, a quem não faltavam recursos, fabricou para Icaro e para si mesmo umas asas que não voasse nem muito baixo nem muito alto. Icaro, porem, orgulhoso, não deu ouvidos aos conselhos do pai e elevou- -se nos ares, aproximando-se tanto do sol que derreteu e o imprudente caio ao mar que, a partir desse momento, se chamou mar Icaro``.
Dois relatos míticos
Entre os povos indignas habitantes das terras brasileiras, encontramos várias versões sobre a origem da noite. Um desses relatos é dos maué, nativos dos rios tapajós e madeira. Segundo eles no início avia o dia. Cansados da luz, foram ao encontro da cobra-grande, a dona da noite. Ela atendeu o pedido com condição de que os indígenas lhe dessem o veneno com q os pequenos animais como aranhas, cobras e escorpiões se protegiam. Em troca, receberam um coco com a recomendação de só abri-lo quando chegassem a maloca. Ao ouvirem ruídos estranhos saindo dele, não resistiram a tentação e deixaram escapar antecipadamente a escuridão da noite. Atônitos e perdidos, pisaram nos pequenos bichos, cujas picadas venenosas mataram muitos deles. Desde então, os sobreviventes aprenderam os cuidados que deveriam tomar quando a noite viesse.
De modo semelhante aos maué, os gregos dos tempos homéricos narraram o mito de pandora, a primeira mulher. Em uma das muitas versões desse mito, Zeus enviou um presente aos humanos, mas com a intenção de puni-los por terem recebido o fogo do titã prometeu, que roubara dos céus. Pandora leva

Relacionados

  • obras uem
    95501 palavras | 383 páginas
  • Resumo de obras literarias para o vestibular
    89975 palavras | 360 páginas
  • obras literárias uem 2014
    95501 palavras | 383 páginas