evoluçao
Acredita-se que a vida familiar desempenhou importante papel na evolução dos primatas. Estes são, entre os mamíferos, os que mais tempo dedicam aos cuidados da prole. Se enganam aqueles que acham que as aves são as que melhor fazem isso. Elas apenas cuidam do sustento da prole, esta por sua vez, após adquirir a capacidade de voar não reconhecem mais seus pais. Já no caso dos primatas hominídeos (Homem, chimpanzé, gorila e orangotango), além de cuidar do sustento, os pais (e o grupo) transmitem cultura e ensinamentos.
Existem espécies que o cuidado da prole depende exclusivamente da mãe, outros do pai e a inda há aqueles que contam com a ajuda de outros membros do grupo, como fêmeas jovens.
Os cuidados com a prole são os mais desenvolvidos do reino animal e atingem o seu auge com a espécie humana. Alguns grupos, principalmente primatas, formam sociedades muito complexas.
A maioria dos primatas tem um único filhote por parto e cuida dele durante longo tempo. A espécie humana, em relação a todos os outros primatas, é a que alcança a maturidade mais tarde. Calcula-se que um ser humano leva cerca de 17 meses após o nascimento para atingir graus de mobilidade e independência equivalentes aos de um chimpanzé recém-nascido. Com isso, os jovens seres humanos dependem dos pais por muito tempo, durante o qual aprendem a um sistema nervoso bem desenvolvido, foi fundamental para a evolução cultural da humanidade.
O homem Neandertal -Homo neanderthalensis
O homem-de-neandertal (Homo neanderthalensis) é uma espécie extinta, do gênero Homo que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, de cerca de 300 000 anos atrás1 até aproximadamente 29 000 anos atrás (Paleolítico Médio e Paleolítico Inferior, no Pleistoceno), tendo coexistido com os Homo sapiens. Características físicas Os neandertais estavam adaptados ao clima frio, como se infere do seu grande cérebro e nariz curto, mas largo e volumoso. Estas características são