Leitura e escrita no ensino superior
Este artigo tem como objetivo mostrar as deficiências dos alunos egressos no ensino superior sobre a dificuldade de leitura e consequentemente o desenvolvimento de artigos e outros diversos tipos de produção textual. A leitura é algo de extrema importância na vida dos acadêmicos, pois faz com que os estudantes tenham um conhecimento mais amplo e tenha uma melhor formulação de suas ideia e também uma visão mais crítica de determinado assunto, proporcionando a criação de textos coerentes e com fundamentos teóricos . A falta de leitura tem despertado uma grande preocupação das universidades, pois os educadores são desafiados a mudar essa realidade, incentivando os discentes a fim de torna-los leitores proficientes.
Palavras-chave: leitura. Ensino superior. Acadêmicos. Universidades.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como tema a importância da produção textual no ensino superior. Essa temática é muito abordada devido a dificuldade dos estudantes sobre elaboração de trabalhos científicos, Isso se dá devido a falta de leitura entre os acadêmicos.
O objetivo desse artigo é tentar mostrar onde estão as dificuldades dos discentes na produção textual e despertar um olhar crítico das universidades e docentes para alterar a forma de ensino, criando meios de incentivo à leitura de maneira mais intensa, proporcionando prazer nessa atividade, para que em vez de “cópias”, eles sintam-se capaz de produzirem seus próprios artigos.
A IMPORTANCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR
Ao ingressar no tão sonhado curso superior, muitos acadêmicos encontram obstáculos ao se depararem com a frequente atividade de produção textual, atividade esta, que faz parte do cotidiano acadêmico.
A repugnância de alguns estudantes, com a contínua produção de textos, chega a ser uma tortura para alguns. A produção textual é uma habilidade que anda conjuntamente com a leitura, e muito da relutância de boa parte dos acadêmicos na hora de