A importância do ler e do escrever no ensino superior
SEVERINO, J. A importância do ler e do escrever no ensino superior. CASTANHO, S; CASTANHO, M. E. (org.) TEMAS E TEXTOS EM METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR. Campinas: Papirus Editora. 2001, pp. 71-79.
A importância do ler e do escrever no ensino superior
INTRODUÇÃO:
O texto pressupõe que o ato de ler e escrever se torna prioritário para uma melhor educação, abrange a comunicação tendo em vista que o ser humano é o único que consegue comunicar-se, e esta é a melhor forma de obtermos trocas de conhecimentos, e para o ensino superior este ato torna-se prioritário, pois através da escrita e leitura estimulamos nosso oratória e enriquecemos o vocabulário, com isso compartilhamos o conhecimento, bases fundamentais para a educação.
Palavras chaves: educação, comunicação, leitura e escrita.
Educação:
P.74- “A educação se pratica buscando desencadear, implementar, efetivar uma interação entre os sujeitos,o mundo, e a cultura.”
P.74 "È por isso que se pode dizer que o conhecimento pressupõe o reconhecimento. È que cada interação Individual é um ato concretizado de uma rede significadora, em decorrência de cuja força, os sentidos se fazem presentes e fecundos.”
P.77 A educação universitária, para realizar suas tarefas básicas de pesquisa, de ensino e de extensão, precisa da leitura e da escrita como instrumentos fundamentais da educação.
Citações indiretas:
A educação esta ligada ao conhecimento,segundo o autor, assim como na leitura e na escrita, os três requisitos são fundamentais para obter-se êxito no ensino superior.
Comunicação:
P72. Pode-se dizer então que a comunicação é o processo matriarcal de todo ser
P.71 Educação é comunicação.
P75. "A comunicação se instala então, mediante esse intenso e extenso processo de intercâmbio de significações primeiramente através da fala verbal direta, da oralidade"
Citações indiretas:
O ser humano é o único que tem o dom de se comunicar, sendo este ato a forma mais segura de se obter