Resenha;Ler e Escrever na Universidade
CYSNEIROS, Paulo G. Ler e Escrever na Universidade. Recife, Pernambuco, 2001. Disponível na internet.
Neste texto esclarecedor de Paulo Gileno Cysneiros ele aponta a crescente inquietação de professores universitários com relação à baixa qualidade dos textos e leitura dos alunos dos cursos de graduação, sobretudo aqueles recém-ingressos nas universidades.
As criticas mais freqüentes referem-se aos graves problemas de compreensão e organização de informações apresentadas pelos alunos, os qual se deve, principalmente, a pouca familiaridade desses alunos com os gêneros textuais que circulam na comunidade acadêmica, além da fragmentação dos textos, que faz parte da cultura recorrente nessas instituições, a utilização da xerox.
O autor expõe de uma forma muito esclarecedora a dificuldade do aluno ao entrar no ensino superior, considerando vários aspectos entre eles, a falta de ler e escrever no ensino fundamental, que é um fator de suma importância para a comunidade acadêmica.
Diante dessas dificuldades expostas pelo o autor, ele explica de forma objetiva como deve ser feita uma boa leitura, pontuando dados que devem ser observados com maior relevância, afim de evitar que o leitor perca algum detalhe ou característica da idéia que o autor quer passar. Ele explica como não perder o pensamento da primeira leitura do texto, fazendo anotações para que na releitura se consiga ver o pensamento que se teve no primeiro momento, observar onde e quando o texto/livro foi escrito para uma melhor compreensão do contexto geral, ressaltando a importância do material de que o livro foi feito, se há imagens, quadros, tabelas, o estado de conservação, o que acho válido, afinal a forma como nos é apresentada o objeto de leitura nos dá ânimo para estudá-lo.
Discute também, sobre o fato de que só saber ler não é suficiente, é necessário saber escrever. Algumas pessoas tem dificuldade em escrever, pois, tiveram traumas no passado por uma pessoa em que ela tinha