A Importância do Ler e do Escrever no Ensino Superior.
Introdução
O texto enfatiza a importância da leitura e da escrita para o aprendizado e, principalmente no ensino superior onde esta prática é indispensável e que permite tornar a comunicação viável, que é o mais importante instrumento para a educação.
Educação, Comunicação e Leitura
A escrita e a leitura oferecem ao indivíduo a transferência de conhecimento, pois em nenhum momento o ser está isolado sem sofrer influência de alguma parte. As influências vêm desde as estruturas atômicas, seres vivos e os cosmos e todos mantêm um equilíbrio perfeito. Por este motivo a comunicação necessita desse equilíbrio entre as partes para que o todo seja o resultado dessa interação. Ao passar para o plano cultural essa interatividade se faz notável, pois necessita de sujeitos para que se torne real. A língua é um dos exemplos mais claros pois ela permite que os sujeitos se inter-relacionem, tornando um fato a comunicação, que pode ser “entendida como uma troca enriquecida”, onde os elementos sofrem influências pessoais e temporais. A educação parte do pressuposto da relação dos sujeitos sociais através da comunicação e ela busca efetivar esta relação tornando o sujeito em parte fundamental do processo, que é a troca de conhecimento entre os sujeitos, o mundo e a cultura. Para que este sujeito faça parte deste sistema é necessário que as informações repassadas sejam compreendidas e realimente este sistema. A comunicação se faz real por diferentes formas, no entanto umas das mais importantes foi a capacidade de codificá-la através da escrita, pois esta permite que o conhecimento se perpetue por gerações sem que sua essência se perca.
A Comunicação, a Leitura e a Escrita no Ensino Superior
No ensino superior a troca de experiência e conhecimento se dão através de leitura, escrita e pesquisas, contudo a análise dos fatos deve ser realizada à luz do contexto histórico-cultural e