Resenha crítica
AMADO, Janaina e GARCIA, Ledonias Franco. Navegar é preciso. Histórias em Documentos, 11ª EDIÇÃO, 1989.
Identificando a obra
Irei resenhar um livro que aborda sobre seres humanos dos séculos XV e XVI que viveram experiências emocionantes dos grandes descobrimentos marítimos, que foi escrito por Janaina Amado professora de História Moderna e pelo professor de História da América Ledonias Franco Garcia.
Apresentando a obra
Irá abordar questões de como os homens e os acontecimentos do passado para projetá-los para o futuro, as grandes e emocionantes descobertas marítimas e através dos documentos que eles nos deixaram como: cartas, livros, mapas, esculturas, diários, lendas e outros. Poderíamos ter chegado ao mais perto de ouvi-los e também conversar, fazer-lhes perguntas e escutar suas respostas sobre esses tantos acontecimentos e descobertas.
Descrevendo a estrutura
A obra está dividida em cinco capítulos, que assim se localizam no livro:
1° - A transformação
Muitas mudanças estavam acontecendo porque novas maneiras de viver começavam aparecer. No início essas mudanças foram acontecendo muito lentamente, e com o passar do tempo, elas também foram se intensificando.
De modo que, se tornaram responsáveis por uma nova época na História: a Época Moderna.
2° - O medo
Entre os desejos dos europeus do século XV de se lançarem aos oceanos, para descobrir novas rotas comerciais e de riquezas, e sua capacidade de realizar existia quase um abismo para que se tornassem reais. Eles não conheciam o oceano e também não possuíam navios e instrumentos náuticos adequados para viajar em mar aberto; seus conhecimentos sobre Terra e o Universo eram muito escassos.
3° - A aventura No início do século XV, os portugueses tentaram chegar à Ásia pelo mar, contornando a África. Desejavam eliminar seus concorrentes, principalmente os árabes e italianos que controlavam as rotas terrestres e também as rotas dominar Mediterrâneo. Com isso esse desejo acabou se tornando