Leitura e compreenssão de texto
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO DE CIENCIAS ECONOMICAS
ANDRÉ SILVA AYRES
LEITURA E REDAÇÃO ENTRE UNIVERSITÁRIOS
Manaus
2013
ANDRÉ SILVA AYRES
LEITURA E REDAÇÃO ENTRE UNIVERSITÁRIOS
Trabalho Bimestral para Comunicação e Expressão Obtenção de nota parcial, Disciplina Expressão e Comunicação do curso de Ciências Econômica sob a orientação do Prof.ª Alice Fabricio,do Centro Universitário do Norte - UNINORTE e Laureate International Universities.
Manaus
2013
A leitura e a compreensão de textos, assim como a expressão linguística em geral, têm sido objeto de preocupação no sistema educacional brasileiro durante o processo de alfabetização e nas series iniciais de escolarização. No entanto, uma vez completa a alfabetização, a escola parece considerar que não há mais o que ensinar ao aluno em termos de leitura e redação.
A maioria dos professores, de qualquer grau, concorda que os alunos não leem, não gostam de ler e tem dificuldade para compreender o texto escrito, porem muitos relutam em assumir sua parcela de responsabilidade na formação do aluno leito. Assim, a escola, que deveria ser o local de “aprendizado da leitura” por excelência, acaba atuando ao contrario: ao usar o texto fragmentado – muitas vezes sem referencia de titulo e autor -, que aparece no livro didático apenas como escala para o ensino de gramatica, o professor, na verdade, acaba “ensinado” que a leitura é uma atividade chata, inútil e que provoca sofrimentos.
As chamadas dificuldades de leitura e redação parece estarem ligadas, na verdade, a deficiência em capacidades cognitivas básicas, como a habilidade de compreender variáveis, fazer preposições, identificar lacunas de informação, distinguir entre observações e inferências, raciocinar hipoteticamente e exercitar a metacognação.
Da mesma forma, compreende-se que o problema da dificuldade dos alunos para expressarem suas ideias por meio de texto escrito é consequência