Indicadores linguisticos e extralinguinticas
1735 palavras
7 páginas
Aprender a segmentar a Informação"O que temos que aprender a fazer, aprendemos fazendo". (Aristóteles)
O emprego de estratégias e técnicas de análise da informação nos ajudará a segmentar e a organizar a informação, a identificar as idéias principais e a interrelacionar os conceitos, melhorando a compreenssão e a aprendizagem.
DEFINIÇÕES DE SEGMENTAÇÃO
Segmentar um texto consiste em decompor provisóriamente em proporções mais maleáveis mediante a divisão de segmentos, geralmente parágrafos ou sinais gráficos. É uma técnica que disassocia, recupera e avalia os elementos de um texto, tal como as idéias, expressões,..., para determinar seu valor e importância. A segmentação é uma ferramenta que nos permite filtrar a informação não relevante. Na hora de SEGMENTAR temos que analisar uma série de fatores.
FATORES LINGÜÍSTICOS
• Fonológicos: forma do texto
• Sintáticos: estrutura do texto
• Semânticos: significado do texto
FATORES LINGÜÍSTICOS (contextuais, lógicos, psicológicos…)
A segmentação depende tanto das características dos fragmentos a obter (parágrafos, orações...), como da fonte da qual se obtém (texto marcado, texto plano...).
Uma das múltiplas formas de fragmentar consiste em recopiar o texto com margem flutuante a direita mantendo em cada linha os conjuntos cuja coesão interna é suficientemente forte. Isto leva a um desmembramento da informação explorando as partículas menores até que as partes pertinentes da estrutura caiam expostas e dispostas para serem compreendidas. A segmentação do texto permite sua análise fracionada.
COMO SEGMENTAR?
A segmentação requer a aplicação de uma série de estratégias e técnicas para adentrar no conteúdo do texto e conhecer tanto seu funcionamento como seu significado e poder assim selecionar as idéias principais e determinar seu sentido global.
Para afrontar a leitura de um texto de forma eficaz temos que ter em conta a estratégia a seguir que definirá o objetivo que queremos conseguir e a técnica