Mirtilo
Mirtilos
Índice Sumário Executivo 3 Apresentação 4 Benefícios 5 Características da produção de mirtilos em Portugal 6 Etapas da produção de Mirtilos 7 Considerações sobre a produção de mirtilos 7 Solo 7 Clima 7 Exposição 8 Necessidade de água 8 Preparação do terreno 8 Fertilização de fundo 9 Escolha da planta 10 Época de plantação 10 Plantação 11 Compassos 12 Fertilização 12 Rega 14 Poda 14 Colheita 15 Embalamento 16 Armazenamento 17 Comercialização 17 Transporte 18 Consumo 18 Avaliação Nutricional 19 Factores de qualidade 21 Segurança Alimentar 25 Formas de Utilização 26 Receitas 27 Curiosidades 29 Referências Bibliográficas 30
Sumário Executivo
Com a elaboração deste trabalho pretende-se dar a conhecer o mirtilo. Começa-se por efectuar uma apresentação do fruto com indicações das suas características. Posteriormente apresentam-se as características da produção dos mirtilos em Portugal, as principais etapas da produção dos mirtilos, uma avaliação nutricional, os factores que influenciam na qualidade e a segurança alimentar associada.
Mais a titulo de curiosidade apresentam-se ainda formas de utilização e receitas.
Apresentação
O Mirtilo (Vaccinium corymbosum) é uma baga de cor azul-ceroso, que cresce num pequeno arbusto que alcança 1m a 1,5m de altura. O mirtilo encontra-se em regiões nas quais o Inverno é rigoroso, dado que necessita em média de 700 a 1.000 horas anuais de temperatura entre os 10º e os 12º centígrados.
Conhecido como o “Rei dos Antoxidantes” e o “Fruto da Juventude”, este pequeno fruto está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de outros vegetais como repolhos, espinafres e brócolos. É rico em vitaminas A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácido cítrico, málico e tartárico.
A versatilidade culinária é