Mirtilos
Polinização
Um arbusto de mirtilo auto-polinizado é capaz de fecundar todas as suas flores, embora se considere que uma polinização de oitenta por cento garante uma colheita bem sucedida. São os insectos, especialmente alguns tipos de abelhas, que nos ajudam nesta tarefa. A sua presença no campo faz aumentar a percentagem de flores polinizadas. Só eles nos garantem o cruzamento de pólen entre cultivares.
O pólen do mirtilo está nas antenas que se encontram no interior da flor, é pegajoso e pesado, dificilmente será transportado pelo vento. A vibração causada pelos insectos que procuram o néctar liberta-o caindo sobre o seu corpo. Assim que visitar outras flores entra em contacto com o estigma que está ligeiramente saliente, é desta forma que se polinizam os mirtilos.
A abelha europeia (Apis mellifera) raramente entra neste processo. Algumas flores de mirtilo, especialmente as cultivares mais temporãs, brotam quando as temperaturas ainda estão baixas, numa altura em que as abelhas ainda estão refugiadas nas colmeias. Outra razão prende-se com o facto de não conseguir entrar na flor para recolher néctar, isto faz com que se desinteressem pelas flores de mirtilo.
Surpreendentemente é o abelhão (Bombus terrestris) com um porte muito superior à abelha melífera, que poliniza o mirtilo com sucesso. Este tipo de abelha tolera as baixas temperaturas do fim do Inverno, usa a sua língua comprida para transpor a pequena abertura da flor, desta forma transporta o pólen de flor em flor.
Apesar das plantas de mirtilo do nosso catálogo serem auto-polinizadas, convém que instale pelo menos duas cultivares diferentes no campo. Assim iremos promover a polinização cruzada, o que nos permite ter frutos que amadurecem mais cedo e são maiores.
Nunca se devem usar pesticidas durante a floração!
1/6
Manutenção e Cuidados
Rega
Os arbustos de mirtilos têm raízes superficiais e requerem irrigação abundante e frequente, o aconselhado é um