Tabelas
Existem muitas perguntas que você pode querer responder a partir dos dados. Por exemplo, que pesos são comuns para recém-nascidos, o quanto uma grávida costuma se exercitar, se o grau de exercício influencia no peso do bebê, etc. Algumas perguntas são fundamentais:
Estamos interessados apenas no grupo observado ou o grupo deve fornecer informações sobre um conjunto maior de indivíduos (amostra)?
Que tipos de variáveis estão presentes e o que pode ser feito com elas?
Quais perguntas queremos responder? De que forma os dados podem ajudar (ou não) a responder estas perguntas?Resumos A simples visualização de todos os dados, ainda que contenha toda a informação, muitas vezes, não diz nada. Existe mais ali do que nosso cérebro consegue processar.
É imprescindível ter técnicas de resumo que passem informações de uma forma clara e fácil de entender para podermos resolver problemas de forma eficiente.Resumos sempre escondem algo Hamlet é a história de um príncipe atormentado que morre no final, assim como todos os personagens principais. O Senhor dos Anéis é a história de um grupo de pessoas que viajam de um lado para o outro.
O resumo pode estar correto (ou não, se os termos não forem definidos de forma clara), mas não servir ao problema em questão.
Há sempre um balanço entre a concisão (e clareza) e a quantidade de informação transmitida.
A decisão sobre quais informações são importantes e quais não é fundamental.Estatística Descritiva:
Resumindo Dados
A Estatística Descritiva lida com as formas de obter informações úteis a partir de um conjunto de dados, de forma a facilitar a resolução de problemas. Ela o faz a partir de medidas resumo, gráficos e tabelas.Métodos de Análise de Dados
Simplesmente olhar para os dados não fornece um quadro claro do que pode estar acontecendo, especialmente quando a quantidade de dados for muito grande.
A Estatística Descritiva possui uma grande