Gargalo
Os gargalos produtivos ocorrem quando em alguma etapa do processo há obstrução do fluxo normal de produção, ele é considerado uma falha de planejamento produtivo que acarreta em redução da capacidade produtiva e consequentemente perda de eficiência e recursos, sejam eles financeiros ou humanos.
Como resultado da redução ou eliminação dos gargalos produtivos, a organização obtém melhoria na produtividade, reduz os desperdícios de recursos e consequentemente uma maior lucratividade. Os gargalos induzem a uma perda na qualidade de toda a operação,
Para Goldratt (1997), o gargalo na produção pode ser mais bem visto se compararmos o sistema da organização com os elos de uma corrente, em seu livro o autor faz uma demonstração, de modo que cada elo da corrente é correspondente a um número de unidades produzidas, ou seja, a capacidade de produção. Nessa corrente, o elo que representa menor capacidade produtiva, é o setor gargalo no sistema produtivo, fazendo dele a restrição.
São diversos os fatores que podem ocasionar os gargalos na linha de produção, esses fatores vão desde um funcionário com problemas pessoais até uma maquina com defeito.
Podemos citar: * Fatores Operacionais, onde podemos incluir problemas com as máquinas e o tempo de adaptação às novas tecnologias. * Fatores Humanos, incluindo mão de obra pouco especializada ou até mesmo muito especializada, onde pelo fato de possuir muito conhecimento o funcionário acaba se achando subestimado * Fatores Externos onde as regulamentações do governo, capacidade do fornecedor em te fornecer desejado, normas ambientais e normas do produto podem gerar gargalos. * Instalações fabris, um Layout desajustado dificulta a programação de encomendas. * Fatores processuais.
Os “gargalos” são todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção. E por capacidade final de produção devemos entender a quantidade de produtos disponibilizados ao consumidor