Leitura na eja
EJA Educação de Jovens e Adultos
Assunto:
A leitura na Educação de Jovens e Adultos.
Problema de Pesquisa: Como trazer a leitura no cotidiano dos alunos da EJA?
Onde utilizaremos a leitura?
Justificativa:
É de suma importância que os alunos jovens e adultos produzem e utilizam a comunicação no seu cotidiano, de maneira mais intensa, por serem trabalhadores e cidadãos atuantes e, por isso, necessitam aprimorar o conhecimento de forma sistematizada para que os aspectos da linguagem na interação do individuo com o uso e a conseqüente adequação às situações que sejam cada vez mais motivos de inclusão social.
Os estudantes da EJA “Educação de Jovens e Adultos”, que interagem com o meio e que sonham e lutam para viver em sociedade e não apenas indivíduos que não sabem ler, porque
“ a linguagem e a realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançado por sua leitura critica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto” (Freire, 1997, p. 11)
Objetivos:
Geral: Propiciar as condições de ensino-aprendizagem para os alunos e o processo de alfabetização, para adquirirem conhecimentos e habilidades exigidas pela sociedade.
Entender e compreender as dificuldades apresentadas pelos alunos e vivenciadas por eles na sociedade, especialmente os que apresentam idade mais avançada.
Especifico: Auxiliar o professor em sua pratica, orientá-lo na solução dessas dificuldades, levando em conta a valorização do cotidiano, o quanto é importante afirmar as histórias que os alunos contam baseadas em suas próprias experiências.
Hipótese: Trazer o gosto pela leitura na Educação de Jovens e Adultos, fazendo com que o professor trabalhe a importância da leitura. A aplicação da leitura propiciará a especificidade do processo de construção e de apropriação do conhecimento pelo individuo adulto a partir de suas características, de seus interesses, de suas motivações, seus desejos e de suas condições reais de vida.