Leitura: Dificuldade no 4° Ano
CURSO LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
BEATRIZ DA CRUZ BELÉM
LEITURA: UMA DIFICULDADE ENCONTRADA PELOS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA
ITACOATIARA
2013
BEATRIZ DA CRUZ BELÉM
LEITURA: UMA DIFICULDADE ENCONTRADA PELOS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA
Projeto de Pesquisa solicitado como nota parcial da disciplina de Estágio I, coordenado pelo prof. Kayro Pires, e orientado pela prof.ª. MSc. Romy Guimarães Cabral.
ITACOATIARA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O estágio acadêmico supervisionado é uma forma de unir teoria à prática, é um campo onde o acadêmico pode perceber a realidade cotidiana e a complexidade de sua área profissional. Diante desse contexto Tracz et al (2011), diz que o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno. O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre a universidade, a escola e a comunidade (FILHO, 2010).
Segundo dados da Prova Brasil 2011, foi possível observar que apenas 27% dos alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental da referida escola, obtiveram um bom desenvolvimento na leitura e interpretação de textos. Observou-se então, que a dificuldade encontrada na disciplina de Língua Portuguesa é referente a leitura e interpretação de textos. Pesquisando os dados estatísticos à nível nacional de aprendizagem foi possível perceber que a proporção de alunos que obtiveram um bom desenvolvimento na leitura e interpretação de texto até o 5º ano da rede pública de ensino foi de 37%, isso