O Romantismo
Quadro de Vik Muniz.
Nome: Gabriel Lincow Machado
Matéria: Português
Tema: Movimento Literário Romantismo
História Social do Romantismo
.
A Liberdade Conduzindo o Povo,
1830, Por Delacroix
O Romantismo é um dos mais importantes movimentos da história da cultura ocidental. Suas origens situam-se nas últimas décadas do século XIII e inicio do século XIX, na Europa, e sua historia se confunde com a de seu próprio publico consumidor, a burguesia ─ classe social que chegou ao poder, na França, em 1789, com a Revolução Francesa.
O Arcadismo, embora tenha sido do ponto de vista ideológico uma arte revolucionaria, porque veiculava valores da burguesia em ascensão, do ponto de vista estético foi, até certo ponto, uma arte conservadora, já que fundamentalmente se limitou a eliminar os exageros do Barroco e a retomar os modelos de Classicismo do século XVI. A tarefa de criar uma linguagem nova, identifica com classe média e a burguesia, caberia ao Romantismo.
Assim, rompendo com uma tradição de três séculos consecutivos, o movimento romântico rejeita os padrões da cultura clássica ─ associados imediatamente a tradicionalismo e elitismo aristocrático ─ e busca uma expressão própria, capaz de transmitir por meio da linguagem simples e direta de burguesia a realidade do final do século XVIII, de efervescência social, de esperança e paixão, de luta e revolução.
Tendo uma relação mais direta com a realidade e com a natureza, a burguesia tende a valorizar as obras de maior espontaneidade e impulsividade, cheias de sentimentalismo, aventuras exóticas e sensacionalismo, pouco lhe importando que isso contrarie os padrões do bom gosto estabelecidos pela herança clássica.
Se com a Revolução Francesa o mundo ocidental entra numa nova fase de sua história ─ a História Contemporânea ─, o Romantismo estabelece as bases da literatura dos séculos XIX e XX, seja como fonte de inspiração ou pesquisa, seja como alvo de combate.
O