Dificuldade de leitura e escrita no 1º ano
O estudo sobre “as Dificuldades de leitura no 1º da Educação Fundamental”, surgiu diante da necessidade de buscar compreender por que algumas crianças piauienses estão com essa dificuldade em traduzir signos e símbolos, hoje em dia é necessário ter o hábito de ler para crescer intelectualmente, porem uma grande parte destas crianças estão mudando de ciclos sem saber ler e até mesmo escrever. O que está faltando no percurso pedagógico destas crianças que passam um ano com um professor ou mais e não aprendem a ler ?
A leitura é uma atividade que o sujeito começa a desenvolver desde criança, quando entra em contato com o meio e com as pessoas que convive. A primeira leitura que um bebezinho faz é a do sorriso de todos que vão visitá-lo, depois vem a da mamadeira quando a vê já diz : ‘dedera’ ou mamadeira, mais tarde ao ver certas embalagens de refrigerante, de Nescau ele já o chama pelo nome é a chamada leitura incidental, então neste momento acende a reflexão por que essas crianças estão com tanta dificuldade em aprender a ler se já fazem a leitura do mundo, a única coisa que a escola faz é apresentar a eles símbolos que são utilizados por todos para se comunicar a distancia, para deixar guardado idéias dos nossos antepassados.
O processo de leitura se desenvolve a partir da construção intelectual, ou seja, a criança vai construindo a sua leitura de símbolos e significados e como vai representá-los que é de acordo com as hipóteses formuladas a partir de sua leitura, como escreve CAGLIARI, (1995,p.149): Ler é uma atividade extremamente complexa e envolve problemas não só semânticos, culturais, ideológicos, filosóficos, mas até fonéticos”. E das palavras de Cagliari surge o objetivo central desta monografia que é identificar quais são os fatores geradores que dificultam a aprendizagem da leitura nos alunos de 1º ano da educação Fundamental.
As dificuldades de leitura surgem por diversos motivos, que podem ser