Resenha
RAQUEL DE MENEZES MACEDO
RESENHA DA PESQUISA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
BOA VISTA DO TUPIM-BA
2013
RAQUEL DE MENEZES MACEDO
RESENHA DA PESQUISA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho solicitado pela professora Ludinalva S. do Amor Divino da disciplina Aprendizagem da Linguagem: Leitura Escrita e Interpretação, para ser submetido à avaliação
BOA VISTA DO TUPIM-BA
2013
Aprendizagem da leitura escrita no 1º ano do ensino fundamental
Verifica-se que as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental apresentam grandes dificuldades para assimilarem a aprendizagem da leitura e da escrita. Atualmente, pesquisas verificam que com a mudança (a qual o 1º ano do ensino fundamental começa a partir dos 6 anos), as crianças uma maior dificuldade na hora da escrita e da leitura. Nos últimos 10 anos o problema piora cada vez mais, para a área de alfabetização não já é mais tão interessante às crianças da atualidade.
Na educação brasileira, durante as décadas de 60 e 70, foi difundida a idéia da educação compensatória, a qual confundia convenientemente, diferença com deficiência, criando mitos cm relação ao fracasso escolar, propondo como meio de superação, a educação pré-escolar.
Já em 1980, começou a ser divulgado as experiências realizadas por Emilia Ferreiro na área da alfabetização (psicogênese da língua escrita), as quais permitiram a compreensão do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, que até então, baseava-se em estudos a linguagem infantil, que se ocupavam predominantemente, na quantidade e na variedade de palavras utilizadas pela criança.
A saída das crianças do primário para o primeiro ano é muito importante tanto para a família quanto para os familiares, portanto o nível do aprendizado oferecido aos iniciantes é algo