LEITOR COMPETENTE, LEITOR CRÍTICO E PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA
Christian da Silva Costa¹
RESUMO: O presente artigo aborda assuntos relacionados ao conteúdo Leitura e produção textual, sendo sua temática leitura e produção escrita. Pretendo destacar o que vem a ser um leitor crítico e competente, e o quanto o professor da área de língua portuguesa é importante para que o aluno possa ler e escrever um texto com coesão. O artigo expressa à critica relevando todo o conteúdo aprendido em sala. Destaquei alguns pontos como linguagem padrão, historicidade e uma breve consideração a respeito de leitura e produção textual.
Palavras-chave: Leitor, criticidade, escola, produção de texto.
INTRODUÇÃO
É em casa que começamos a compreender a fala. Se tratando de uma segunda instituição da sociedade a escola é a segunda casa onde vamos aprender a ler e escrever corretamente. Não podemos simplesmente ler o texto, precisamos entender as suas entrelinhas, o seu sentido e até mesmo a função que ele tem para a formação de indivíduos. Precisamos ser críticos tanto na escrita como na leitura. Estamos remetidos a tantos erros infinitos e para não houver o erro é preciso muito estudo e sempre se atualizando nos assuntos e regras. Portanto, é função da escola garantir a todos os seus alunos acesso ao saberes linguísticos necessários para exercício da cidadania, para que cada indivíduo se torne capaz de ler, interpretar, redigir textos ou assumir as palavras em diferentes situações de sua vida, com prazer e motivação.
UM BOM LEITOR É UM LEITOR COMPETENTE E CRÍTICO
As pessoas às vezes não percebem o quanto significa ser um bom leitor, ou até mesmo saber entender o que o texto pode significar. Mas ler bem, ou ser um leitor competente, não é apenas compreender o que está dito, mas compreender também o não dito, as