lar espirita
PALESTRA: RELACIONAMENTO CONJUGAL
Dicas para manter o relacionamento saudável:
Respeito e Cooperação: Em casa, cooperar nos afazeres domésticos, são importantes detalhes para a manutenção equilibrada e harmoniosa de uma relação conjugal. Principalmente, nos dias de hoje, que os casais fracionam o seu dia entre o seu trabalho profissional e a casa e que, muitas vezes, se vêm confrontados com situações delicadas a este respeito. A cooperação nas pequenas coisas deve ser constante na vida a dois, principalmente hoje, na vida moderna. Diálogo: Através do diálogo e bom senso, o casal passa a conversar acerca das suas diferenças e mutuamente procuram um consenso. O sucesso está em saber ouvir. A falta de paciência em ouvir o outro contribui para que haja mágoa, decepção, influindo negativamente no próprio relacionamento do casal. E quando se diz dialogar é em tom baixo e respeitoso e não pendendo para a discussão.
O casal precisa reservar tempo para conversar, seja à noite seja fins-de-semana. É preciso não permitir que o diálogo torne-se cada vez mais raro. O casa ainda deve saber ceder. Sua vontade mão deve ser impositiva e nem deixar que o outro se anule para atender as suas exigências egoísticas. Respeito às diferenças: Não esperemos que o nosso cônjuge não tenha defeitos. Todos os temos. A aceitação será o melhor caminho, a ajuda mútua com muito cuidado, de forma amiga, respeitosa, longe de terceiras pessoas, para não ferir a sua sensibilidade, caso contrário, será uma atitude profundamente infeliz e deselegante.
Outro hábito anticristão é o de utilizar expressões depreciativas para os defeitos do cônjuge – incluindo também as brincadeiras de mau gosto. As qualidades é que devem ser exaltadas contribuindo para uma harmonia constante e admiração mútua entre o casal. Romantismo: Preservação do romantismo é indispensável à consolidação da vida conjugal.
Muitas vezes o romantismo se dilui devido