ginastica
experiência sobre o tratamento da Ginástica Artística como tema da Cultura Corpora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Fontális, localizada na zona norte de São Paulo. Como metodologia foi considerada a pesquisa - ação, que é capaz de proporcionar ao professor um alto nível de sua própria prática pedagógica. Concluímos que o tratamento da GA pode ser importante para a Educação Física escolar, tendo em vista a necessidade de diversificar os temas da Cultura Corporal.
INTRODUÇÃO
Assim como os esportes tradicionais, a ginástica ocupou grande parte das aulas de Educação Física durante um longo período de nossa história. A partir da primeira metade do século XIX, na Europa,a ginástica científica é tida como forte instrumento capaz de ensinar regras, fortalecer corpos e promover a saúde, assim como proporcionar uma maior disciplina,através de uma“educação da sociedade”.
Essa ginástica,conhecida como científica,negava os espetáculos de circos, porém, por outro lado, utilizava-se de grande parte daquilo que era observado nestes eventos para promover “espetáculos institucionalizados.”
OBJETIVO
o objetivo do presente relato é apresentar aos colegas o trabalho desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Jardim Fontális, localizada da zona norte de São Paulo, a partir do planejamento que foi desenvolvido pelos professores de Educação Física da referida escola,e que buscou desenvolver uma experiência com a Ginástica Artística.
MATERIAL E METÓDOS
a idéia de pesquisa -ação encontra um contexto favorável quando os pesquisadores não querem limitar suas investigações aos aspectos acadêmicos e burocráticos da maioria das pesquisas convencionais. Querem pesquisas em que as pessoas tem algo a dizer e a fazer.
Com a pesquisa – ação os pesquisadores pretendem