Fisiologia do coito
No presente trabalho sera tratado sobre a fisiologia da copula ou coito, como funciona, quais os mecanismos que participam dessa ação. A relação do sistema nervoso com o ato sexual. As diferenças entre o sexo masculino e feminino e a presença de hormonios relacionados com o mecanismo de reprodução.
Fases da Excitação
Nos anos 60, Masters e Johnson, um casal de pesquisadores e terapeutas americanos, com base nas evidências de Freud, realizaram um estudo que foi chamado de Ciclo da Resposta Sexual onde dividiam o ato sexual em quatro fases: excitação, platô, orgasmo e resolução. Desenvolveram métodos e equipamentos. Sua técnica incluía medições simples de partes anatômicas durante diferentes fases da estimulação, eletrodos intrauterinos para medir contrações uterinas, registro eletrocardiográfico para monitorar a taxa e nível das contrações cardíacas, assim como equipamento para medir a respiração e pressão sanguínea. Dados foram coletados durante a masturbação, assim como durante o coito artifical e natural. As propriedades ópticas de pênis de plástico utilizados para o coito artifical permitiram a observação e registro de respostas fisiológicas intravaginais. Porém na década de 70, a psiquiatra Helen Singer Kaplan, reformulou esse ciclo passando a ser formado por três fases: o desejo, a excitação e o orgasmo.
Entendendo a fisiologia sexual
Para entender como funciona a fisiologia sexual, é necessário conhecer o aparelho genital feminino e masculino. O aparelho sexual é um conjunto amplo de órgãos que responde ao estímulo sexual. existem consideráveis diferenças relativas a estes aspectos entre mulheres e homens. Na mulher, após o orgasmo não há período refratário que a impeça de, logo em seguida, reiniciar um novo ciclo excitatório; ao contrário do que ocorre no homem. Isto possibilita à mulher ter orgasmos múltiplos, sucessivos.
Exitação sexual na mulher
1) transudação e