Prevenções
Os métodos anticoncepcionais, são meios que existem para a prevenção de uma gravidez indesejada. Além da prevenção, há também um outro ponto positivo: a proteção através do uso de preservativos contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST) por exemplo: a AIDS (HIV), doença que vem causando sérios estragos na vida de muitas pessoas.
Essa prevenção deve-se começar à partir das primeiras relações sexuais, que vem se iniciando cada vez mais cedo, enquanto o número de adolescentes grávidas vem aumentando. A escolha do método anticoncepcional deve ser feita de acordo com as necessidades do casal.
Existem métodos reversíveis, que só evita a gestação enquanto estiver sendo utilizado, mas que permite o retorno à fecundidade quando se deixa de utilizá-lo.
Não adianta saber da existência dos diferentes métodos, é essencial o conhecimento de seu funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento desses fatores leva ao seu uso inadequado, com o risco de uma gravidez indesejada. Pois o método só funcionará se for utilizado da maneira correta.
Alguns métodos:
Comportamentais - Coito Interrompido, Abstinência Periódica (Tabelinha);
Métodos de Barreira - Camisinha (feminina e masculina), Diafragma;
Método hormonal - Pílula do Dia Seguinte.
SUMÁRIO
1 Introdução .............................................................................................................01
2 Métodos Comportamentais .................................................................................02
2.1 Coito Interrompido ...............................................................................................03
2.2 Abstinência Periódica ..........................................................................................04
2.2.2 Métodos de Barreira .......................................................................................07
2.2.3 Camisinha Masculina