Empreendedorismo
O administrador e o empreendedor possuem papéis fundamentais dentro de uma organização, muitas de suas características são semelhantes, porém, a maioria delas, é totalmente oposta. Pois administrador é mais focado na parte corporativa: que planeja, organiza e controla um negócio ou empresa, seu interesse é trabalhar no processo de gerência, fazer solução de problemas, conflitos e, outros fatores, que possam surgir muitas vezes não favoráveis á empresa, estão sempre trabalhando com, embasamento em normas, diretrizes, análises gerenciais e, de fato, sempre presentes para que tudo transcorra bem. É uma pessoa que, jamais arrisca, sem antes, pesquisar, analisar, verificar perdas e ganhos, para concluir uma negociação. Ás vezes ele enxerga uma oportunidade, porém, o medo de arriscar não o deixa colocar em prática. Segue regras e limitações, de si mesmo ou da empresa para a qual trabalha, deixa de expor suas idéias, aceita trabalhar para outros, sem incomodar-se com regras e hierarquias. Sem dúvida, o administrador é peça - chave para o andamento e desenvolvimento de todos os setores de uma empresa.
Já o empreendedor é uma pessoa visionária, que questiona, arrisca, busca por inovação, sendo mais direta, está sempre em busca de novas oportunidades de negócios. Hoje, com o avanço tecnológico acelerado, precisa-se do maior número de empreendedores possíveis, pois eles sempre acompanham as novidades do mundo, para, assim, colocarem suas idéias em prática e inovarem. Como não têm medo da tomada de decisões, eles calculam os riscos, porem, nem sempre acatam o fato de não poderem transformar suas idéias em uma oportunidade, muitas vezes agem por impulso ou apenas pela satisfação da realização de seu projeto.
Empreendedor, é o individuo que não aceita receber ordens, gosta de ser o seu próprio patrão, por isso, muitas vezes, tem dificuldade de ouvir opiniões alheias. Conforme o autor (Dornelas): “o empreendedor é um