Sociedade e cultura
Antropologia
Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, entre outros tópicos.
A ligação entre elas é que são um dos ramos das Ciências Sociais que abarcam, além da antropologia e da sociologia, a ciência política e a metodologia científica.
A diferença entre antropologia e sociologia, grosso modo, é que a primeira estuda o comportamento humano e o segundo o comportamento da sociedade.
Não há muitas dúvidas de que, há algum tempo, os cientistas sociais têm se apropriado do conceito ou categoria cultura das mais diversas formas, resultando em diferentes abordagens, conforme as definições com que se trabalha, sempre dependendo do ponto de vista que o cientista social esteja adotando, no momento de sua análise. Isto significa dizer primeiro que há inúmeras maneiras de se conhecer o termo e, em segundo lugar, que se está pensando o conhecimento como socialmente produzido, isto é, que ele exprime as posições sociais ou representa o lugar social de onde fala o autor e, por isso, torna-se necessário atentar para as diversas formas de compreendê-lo. É bem verdade que iss pode ocorrer com outras tentativas de abordagem do social, com acontece,