Cultura e sociedade
LAGES
2010
Cultura e Sociedade
Trabalho apresentado na disciplina de Sociologia I do Curso de Administração do Centro UNIVESC.
LAGES
2010
Introdução
Neste Resenha veremos definição da cultura e as diversidades da cultura humana e os vários tipos de sociedade em que o homem vive. A cultura refere-se ás formas de vida dos membros de uma sociedade ou grupos dentro da sociedade. Vamos ver os valores e as normas trabalham em conjunto para moldar a forma como os membros de uma cultura se comportam dentro de seus limites e elas variam enormemente através das culturas e os valores e normas mudam através do tempo.
A cultura pode ser conceitualmente diferenciada de sociedade, mas há conexões muito próximas entre essas noções, Todas as sociedades são unidas pelo fato de que seus membros são organizados em relações sociais estruturadas, de acordo com uma cultura única. Nenhuma cultura poderia existir sem sociedades. Mas, igualmente, nenhuma sociedade poderia existir sem cultura. Sem cultura, não seríamos sequer humanos. Não teríamos línguas em que nos expressar nenhuma noção de autoconsciência e nossa habilidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada.
As variações culturais entre os seres humanos são ligadas a diferentes tipos de sociedade; segue as principais formas de sociedade encontradas e como a mudança social afetou o desenvolvimento cultural humano e por último uma breve abordagem de alguns fatores que contribuíram para a mudança social.
Cultura e Sociedade
Definição: Cultura é um conjunto de saberes coletivos, compartilhados pelos membros de uma sociedade. Os padrões culturais são aprendidos e, não, herdados! A cultura de uma sociedade compreende tanto aspectos intangíveis - as crenças, as idéias e os valores que formam o conteúdo da cultura – como também aspectos tangíveis – os objetos, os símbolos ou a tecnologia que