Engenharia eletrica
Fundação Municipal de Ensino Superior
DISCIPLINA: Redação Técnica – CURSO:_______________ - 1ºPeríodo - Data: __ - __- __
Aluno(a):........................................................................ - Profª: Heloisa Neto Campos Leão
Os malefícios e benefícios do Novo Acordo Ortográfico
OBJETIVO GERAL Unificar ao máximo a grafia dos vocábulos da Língua Portuguesa, promovendo, portanto, mudanças estruturais na forma de escrever de algumas palavras nos países lusófonos.
INTRODUÇÃO Este trabalho enfatiza os malefícios e benefícios da Nova Reforma Ortográfica, bem como propõe examinar sobre a temática, uma vez que essa apresenta ainda, algumas divergências.
Ortografia é a escrita correta das palavras. Para refletir: “Escrever corretamente as palavras é obrigação de todos. Quando você vai escrever qualquer coisa, o que diz o que você realmente é, o que revela qual o seu nível de cultura e escolaridade é a sua ortografia. Quem escreve errado passa uma péssima impressão e tem mais dificuldade de vencer na vida”. (SACCONI,2008).
Mudanças na ortografia da Língua Portuguesa - Acordo Ortográfico
• A partir de janeiro de 2009, os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – tiveram ortografia unificada.
• O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas,