Cultura e sociedade
A cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos, é a totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano, o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
2- Porque em uma mesma sociedade podemos encontrar diferentes tipos e atividades culturais?
Porque a cultura não se impõe, é comum ter em uma mesma sociedade diferentes tipos e atividades culturais, pois cada pessoa vai seguir suas vontades, não adianta obrigar, por mais que fisicamente aceite, mentalmente ela nega então como cultura esta sendo criada a cada momento em uma piada, uma moda ela pode ser seguida e até mesmo extinta.
3- Explique a frase de Ruth Benedict: “A Cultura é como uma lente através da qual o homem ve o mundo.”
Partindo do princípio de que a cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo, pessoas de culturas diferentes usam lentes diferentes e, portanto, têm visões distintas das coisas.
Cada cultura possuindo um modo de vida e costumes diversos certamente terão visões diferentes, cada uma olhará ao seu redor pelas lentes daquilo que é próprio da sua cultura. Um exemplo disso é a diferença de visão de mundo de um homem da cidade grande e de um índio.
4- Porque podemos afirmar que sem um sistema social seria impossível o homem criar uma sociedade. Sistema social produz e processa informações, que podem ser vistas como “matéria prima“ básica. Informação é tida aqui no sentido de “novidade”, e não simplesmente como qualquer mensagem transmitida ou recebida. Uma mensagem, um símbolo, um código se transforma em informação, quando produzem um efeito seletivo num sistema, quando este pode escolher a partir de diferenças existentes. Um sistema social é constituído por comunicações, isto é por interações que contêm informação.