Leites e derivados
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos
Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos
Princípios da Nutrição
Leites, iogurtes e bebidas lácteas
Cynthia Farias Manassi
O Leite
•
O leite é um produto de secreção de mamíferos fêmeas durante o período conhecido como lactação, e desde milênios é fornecido em todas as partes do mundo, por ser reconhecidamente um alimento quase completo em teor de proteínas, gorduras, carboidratos e algumas vitaminas importantes, além de sais minerais, principalmente o cálcio e o fósforo.
A importância do leite para a saúde
•
O ser humano é o único mamífero que toma leite durante toda a sua vida. •
O leite materno, primeiro alimento do bebê quando nasce, é essencial para seu crescimento e desenvolvimento orgânico e funcional, pois é rico em gorduras, vitaminas e minerais indispensáveis para o desenvolvimento do sistema imunológico, preparando o organismo do bebê contra várias doenças.
•
Com o passar do tempo, o leite continua na dieta, mas em quantidades específicas para cada fase do desenvolvimento.
A importância do leite para a saúde
•
O leite é um alimento rico em proteínas, tanto em quantidade quanto em qualidade. A proteína do leite é considerada de alto valor biológico, uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais para atender às necessidades do organismo.
•
A caseína é a principal proteína do leite, correspondendo a 80% do seu total de proteínas. Com alto valor nutricional, a caseína é facilmente aproveitada no processo de digestão. Os 20% restantes são as proteínas do soro que, embora em menor quantidade, apresentam elevado valor nutritivo. •
A lactose, um dos componentes exclusivos do leite, é responsável pela melhor absorção do cálcio, do fósforo. Esses minerais são utilizados em grandes quantidades pelos mamíferos para crescimento dos ossos e o desenvolvimento de tecidos.