Leite e Derivados
RIBEIRÃO PRETO, 2014
Leite e derivados.
Além de fundamental na alimentação por seu alto valor nutritivo, o leite é matéria básica de muitos derivados, como queijo, manteiga, creme e iogurte. Que formam em conjunto um importante setor da indústria alimentícia. Ele entra também como ingrediente na elaboração de pães, sobremesas, bebidas entre outros.
Podemos dizer que o leite é o líquido branco produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos e com o qual alimentam suas crias nas primeiras fases do desenvolvimento.
O leite é composto principalmente de água, gorduras, proteínas (albumina e caseína), carboidratos (lactose), cálcio, fósforo e quase todas as vitaminas.
– Composição porcentual média do leite bovino em massa.
Compostos %
H20----------------------------------------------------------- 87,3
Gorduras ---------------------------------------------------- 3,9
Proteínas ---------------------------------------------------- 3,3 caseína 2,5 IgM (imunoglobulina) e outras--------- 0,8
Lactose (dissacarídio = glicose + galactose)-------- 4,6
Minerais (Ca2+, HPO2-, Mg2+, K+, Na+, Zn2+, Cl-, Fe2+, Cu++, SO4, outros)------------------------------0,65
Ácidos orgânicos ---------------------------------------- 0,18
Tipos de leite:
Leite cru: leite que depois de ordenhado não é submetido a nenhum tratamento térmico. Não é indicado para o consumo, pois pode causar doenças.
Leite pasteurizado: leite tratado pela pasteurização e livre de bactérias patogênicas. Deve ser armazenado e transportado a baixas temperaturas, mantendo assim sua qualidade.
Leite pasteurizado tipo A: leite pasteurizado integral de elevada qualidade microbiológica. Depois de processado, deve ser mantido sob-refrigeração e pode ser consumido em até 5 dias. Pode ser consumido por adultos, idosos, adolescentes e crianças com mais de 1 ano.
Leite